Um Framework para Ambientes Inteligentes

Pesquisador: Artur Kronbauer

            

 

 

Com o progresso dos sistemas embarcados e das tecnologias que utilizam redes sem fio, percebe-se o avanço na área de Ambientes Inteligentes (AmIs) e a evolução dos estudos de interações entre os seres humanos e dispositivos eletrônicos por meio de ações naturais. Este novo cenário favorece o desenvolvimento da computação ubíqua, que está pautada na ideia da computação estar presente em todos os locais e ser transparente aos seres humanos. Assim como a evolução dos motores, que hoje estão presente na maioria dos artefatos que cercam as pessoas, mas são imperceptíveis, os sistemas computacionais devem seguir o mesmo caminho e tornarem-se onipresentes. A evolução desta nova fase da computação depende de diversos aspectos, sendo um dos mais importantes a possibilidade de ocorrer interações Humano-Computador através de gestos, voz, pensamentos e toques. Tais formas podem ser consideradas as mais naturais, por constituírem a essência da interação entre seres humanos. Com o objetivo de contribuir com estudos na área de Interações Naturais, este projeto propõe criar uma plataforma multimodal dividida em três camadas: (i) a Camada de Interação que irá tratar a captura dos comandos dos usuários através de gestos, voz, ondas cerebrais e interações via dispositivo móveis (controle remoto universal); (ii) a Camada Central, que disponibilizará um middleware para tratar o reconhecimento de censores e atuadores no cenário de interação, além de cuidar da comunicação entre os diferentes componentes da plataforma; e (iii) a Camada de Atuadores, responsável em associar microcontoladores aos dispositivos eletrônicos presentes no AmI, possibilitando que os comandos disparados pelos usuários se transformem em interações com os dispositivos, tais como, televisores, home theater, luzes, cortinas, janelas, portas, entre outros. Os objetivos do projeto é facilitar a vida de diferentes perfis de pessoas, inclusive das que possuem restrições de movimentos, idosos e crianças. Além disso, a plataforma prevê ter um baixo custo financeiro, possibilitando que pessoas de diferentes classes sociais possam usufruir de seus benefícios.

Características Inovadoras:

As principais características inovadoras são:

  • Disponibilizar uma plataforma multimodal estruturada em camadas, possibilitando a mudança de tecnologia sem influenciar nos demais componentes.
  • Desenvolver um middleware que identifique automaticamente os sensores, atuadores e possa interagir com diferentes equipamentos, independente do tipo, marca e modelo.
  • Estruturar cenários com múltiplas formas de interação Humano-Computador, possibilitando ações naturais dos seres humanos.
  • Prover um sistema de baixo custo financeiro para possibilitar o acesso de pessoas de diferentes classes sociais.
  • Facilitar a vida de pessoas com diferentes perfis, inclusive com restrições físicas, idosos e crianças.

Área Conhecimento Principal:

  • Ciência da Computação

Campus Vinculado do Projeto

  • Alagoinhas

Grupo de Pesquisa

  • DCETM

Autores/Equipe:

  • Artur Kronbauer