Nessa seção são encontrados todos os projetos de inovação submetidos a esse portal. Os documentos podem ser localizados através do Título, Área do Conhecimento, Campus ou Pesquisador.
A Rádio da Escola na Escola da Rádio
Pesquisador: Tânia Maria Hetkowski, Francisco Jorge de Oliveira Brito , Kátia Soane Santos Araújo, Rosângela Patrícia de Sousa Moreira; É uma proposta de intervenção desenvolvida em espaços formais e não formais de educação. A Rádio … Continue lendo…
Contos Estilizados e Desenvolvimento Cognitivo
Pesquisador: Priscila Peixinho Fiorindo; O Projeto “Contos estilizados e desenvolvimento cognitivo” ocorre dentro do Grupo de Pesquisa Psicolinguística: perspectivas interdisciplinares (GPLPI/UNEB), em Santo Antônio de Jesus. O objetivo é estilizar os contos de fadas clássicos, … Continue lendo…
Kimera – Cidades Imaginárias
Pesquisador: Tânia Maria Hetkowski; Esse projeto visa à construção de um jogo-simulador de cidades – o Kimera – com o intuito de criar possibilidades para relacionar e representar os espaços; construir cidades híbridas, explorando elementos reais e imaginados, a partir dos … Continue lendo…
Mundos abertos e Gamebook – práticas inventivas nas estimulação de funções executivas
Pesquisador: Lynn Alves O projeto objetiva investigar as contribuições do Gamebook Guardiões da Floresta para estimulação executivas de crianças na faixa etária de 8 a 12 anos Características Inovadoras: O projeto objetiva investigar as contribuições … Continue lendo… →
Protetor Solar Vegetal a Base de Biopolímeros Bacterianos
Pesquisador: Adailson Feitoza de Jesus Santos; O projeto visa desenvolver produtos de base microbiológica com ênfase em produtos para bioproteção vegetal. Nesta perspectiva o objetivo é desenvolver um protetor solar para plantas baseado em polímeros … Continue lendo…
RedePub – História e Memória
Pesquisador: Tarsis de Carvalho Santos; Tânia Maria Hetkowski; O projeto RedePub – História e Memória, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC, programas de … Continue lendo…
Um Framework para Ambientes Inteligentes
Pesquisador: Artur Kronbauer; Com o progresso dos sistemas embarcados e das tecnologias que utilizam redes sem fio, percebe-se o avanço na área de Ambientes Inteligentes (AmIs) e a evolução dos estudos de interações entre os … Continue lendo…
Gamificação e personalização de aulas para o Ensino Básico e Superior
Pesquisador: Jodeilson Mafra Martins A gamificação personalizada de aulas para o Ensino Básico e Superior faz parte de um método de ensino o qual desenvolvemos durante a pesquisa do mestrado profissional em Gestão em Tecnologias Aplicadas a … Continue lendo… →
Saúde bucal: Aplicativo para dispositivos móveis.
Pesquisador: Fernando Luís de Queiroz Carvalho Aplicativo para dispositivos móveis voltado a prevenção e controle de doenças bucais, bem como, funcionalmente pensado para auxiliar pais, gestores escolares, professores e odontólogos no gerenciamento da saúde bucal de crianças e adolescentes. … Continue lendo… →
Interações medicamentosas: Software para uso em clínicas da área da saúde
Pesquisador: Fernando Luís de Queiroz Carvalho Trata-se de software que conta em seu desenvolvimento com telas especificamente criadas para permitir aos profissionais, principalmente nutrólogos e nutricionistas, prescrever dietas considerando as possíveis interações entre fármacos e nutrientes. Características Inovadoras: Fácil … Continue lendo… →
Estratégias inovadoras em educação: Desenvolvimento de jogos voltados ao ensino.
Pesquisador: Fernando Luís de Queiroz Carvalho Projeto de desenvolvimento de jogos, a partir de materiais de fácil aceso e baixo custo, voltados ao ensino das mais diversas áreas do conhecimento, principalmente nos ensinos fundamental I e II e Médio. … Continue lendo… →
Super Dindim
Pesquisador: Matheus Ganem de Almeida Couto Lima O SIeduca é uma plataforma de compartilhamento de conhecimento coletivo, onde os usuários (alunos e professores) podem postar materiais próprios ou selecionados de outros meios, construindo uma biblioteca aberta e supervisionada pelo … Continue lendo… →
SmartChico
Pesquisadores : Cecilio Ricardo de Carvalho Bastos | Luiz Adolfo de Paiva Andrade O Smartchico é um projeto nascido no âmago do Laboratório de Estudos de Mídia e Espaço (LEME/CNPq) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), que tem como objetivo principal … Continue lendo… →
Modelagem físico-operacional do protótipo demonstrativo do reciclador vertical de atmosfera, RVA, com integração de aerofólio maximizador de sustentação, Aeroporo, ao RVA
Pesquisador: Flávio Pietrobon Costa Execução física de modelo, em escala, demonstrativo da viabilidade técnico – operacional do Reciclador Vertical de Atmosfera, RVA, viabilizando o sequestro de dióxido de carbono por meio de incorporação otimizada em meio biodegradável, … Continue lendo… →