Gamificação e personalização de aulas para o Ensino Básico e Superior

Pesquisador: Jodeilson Mafra Martins

 

 


 

A gamificação personalizada de aulas para o Ensino Básico e Superior faz parte de um método de ensino o qual desenvolvemos durante a pesquisa do mestrado profissional em Gestão em Tecnologias Aplicadas a Educação (GESTEC) da Universidade do Estado na qual obtive o título de mestre. Na aplicação desse método de ensino utilizamos a lógica, mecânica, feedback, regras e outras características dos games para engajar os alunos nas aulas e estimular a aprendizagem de forma mais didática, aplicada tanto ao Ensino Básico como ao Ensino Superior. Inicialmente a proposta contemplava apenas a disciplina de História do Ensino Fundamental II, mas ampliou-se, com o desenvolvimento da gamificação e personalização de aulas para disciplinas de cursos com Administração, Fisioterapia, Pedagogia, História, Game Design e para as disciplinas do Ensino Básico: História, Educação Artística, Matemática, e Temas Transversais: educação política, educação financeira, educação sexual, sustentabilidade, inclusão e saúde. No inicio de 2017, criamos a Startup Expertize Soluções em Educação. Estamos desenvolvendo gamificação do Ambiente Virtual de aprendizagem da UNEAD, através da cooperação técnica; parceria com o PIBID – UNEB, PIBID – UFBA, formação de professores da prefeitura de Mata de São João, além de palestras e workshops.

Características Inovadoras:

Inovação significa novidade ou renovação, derivada do termo latino innovatio, há uma polissemia em torno do conceito de inovação, resultado das inúmeras possibilidades de usos e aplicações. A sociedade contemporânea exige respostas inovadoras aos diferentes e complexos problemas e demandas que de forma imprevisível se colocam na sociedade e consequentemente na Educação seja ela básica ou Superior. Diante disso, a inovação aqui destacada está relacionada a inovação pedagógica. A partir desse contexto, conseguimos desenvolver o refinamento da gamificação, que gerou um processo de ensino inovador, alinhado as necessidades dos alunos, escola, universidade. Nesse processo, consideramos que houve o desenvolvimento de uma Inovação de Processo, que redimensionou as estratégias de ensino tanto da disciplina de História, na qual sou graduado, como possibilitou utilizar a mecânica da solução tecnológica para diversos segmentos do ensino, inclusive ao ensino superior.

Área Conhecimento Principal:

  • Educação

Campus Vinculado do Projeto

  • Salvador

Grupo de Pesquisa

  • Grupo de Pesquisa Geotecnologia, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC

Autores/Equipe:

  • Jodeilson Mafra Martins