RedePub – História e Memória

Pesquisador: Tarsis de Carvalho Santos; Tânia Maria Hetkowski

 

O projeto RedePub – História e Memória, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC, vinculado ao Departamento de Educação – DEDC, programas de pós-graduação e pesquisa Strictu Senso Mestrado Profissional Gestão e Tecnologias Aplicadas a Educação – GESTEC e Educação e Contemporaneidade – PPGEduC, ambos ligados a Universidade do Estado da Bahia – UNEB, tem como objetivo contribuir, significativamente, na preservação das relações interpessoais ao longo do tempo que compõe a história do espaço educativo, se constituindo como lugar de memória, onde estão registradas as marcas da trajetória dos sujeitos aprendizes, difundindo as produções para além dos muros da Universidade e centros de excelências, atribuindo valores e sentido as práticas do cotidiano em instituições formais e não formais. A valorização da pluralidade das narrativas do sujeito que constitui os espaços educativos como lugar de memória, socialmente instituídos pela relação entre seus pares, constitui dois subprojetos RedeForm – Processos Formativos e Memória e GesPub – Processos Gerenciais e Memória. O RedeForm, promove o processo de formação a partir de cursos, oficinas, minicursos, consultoria, workshops sobre preservação da História da comunidade em que a instituição está inserida, destacando as narrativas de vida desses sujeitos, como recurso de aprendizagem. Ao que corresponde o GesPub, é mobilizado a partir das escolas, universidades e comunidades, a história e memória da gestão do conhecimento difundida na dimensão da organização de espaço educativo público. A perspectiva se fundamenta desde 2005, a partir do lançamento do Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização (GESPÚBLICA), que teve como objetivo contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos (GHEL-MAN, 2006).

Características Inovadoras:

O RedePub – História e Memória, constiui enquando prática pedagógica inovadora quando mobiliza processos de desenvolvimento do registro de História e Memória dos espaços educativos a partir das potencialidades das tecnologias digitas advindas da criatividade e inventividade oriunda da condição humana. Neste sentido, possibilita a construção de produtos a partir de pesquisas e práticas formativas que permitam instiuir dinâmicas socioespaciais, consideradas relevantes para a interação entre universidade, escola e comunidade, potencializando a ampliação dos entrelaçamentos dessa tríade. Assim, é preciso ter consciência de seu compromisso político de agregar outras instituições e outras propostas que qualifique a educação em todos os âmbitos gerenciais e formativos, inserindo estratégias e práticas. Seus produtos a um primeiro momento, está ligado a mobilização de ensino pautados em Projetos, Estratégias, Manuais, Seminários, Encontros, Cursos, Cartilhas e portifolio, mas possui prentensão de explorar outras linguagens e formatos como Games, avaliações, Regimentos, Museus digitais, Acervos, Portais, Blogs, HQ, Hipertexto, Mapas, Marcas, Revistas, Livros que (co) existem e contribui a ensinar e aprender na educação contemporânea.

Área Conhecimento Principal:

  • Educação

Campus Vinculado do Projeto

  • Salvador

Grupo de Pesquisa

  • Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade – GEOTEC

Autores/Equipe:

  • Tânia Maria Hetkowski;Tarsis de Carvalho Santos; Jose Antonio Carneiro Leão; Silvia Leticia Costa Pereira Correia

Site do Projeto:

http://www.geotec.uneb.br/